A importância da Arte na infância
- Taiana Rocha. Profª de Artes
- 20 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

Imagine a cena.
Ali está o chão, o asfalto, o quintal, ou mesmo a parede monótona da casa.
Um deslize de atenção.
Uma lasca de tijolo; o lápis ao lado do telefone; o batom em cima da cômoda; o giz ou a caneta.
Com certeza uma oportunidade.
A imaginação a mil por hora.
Por fim, a arte está feita!
Criança não é só arteira, é também artista!
As crianças começam a ter contato com a arte na educação infantil. Nesta fase, são imensamente sonhadoras, inventam e descobrem coisas, se aventuram em um mundo desconhecido, não possuem o medo de criar. Pensando neste contexto, é muito importante que o professor aproveite esta fase para disponibilizar recursos para aprimorar o conhecimento deles e aguçar sua curiosidade e vontade de desvendar. É também fundamental que haja a valorização dos trabalhos feitos pelo aluno, para que este se sinta estimulado á produzir e confortável em mostrar sua obra.
Os pequenos são muito criativos, e precisam exteriorizar de alguma forma sua imaginação, seus anseios, suas dúvidas, ideias e medos. A arte então surge como uma válvula de escape, como um meio de ressignificação do mundo.
A música, a literatura, o cinema, a pintura, a arquitetura...
Todas as linguagens da arte são de grande relevância para a formação de um cidadão crítico e reflexivo, e cooperam para um ensino significativo. Colaboram para o desenvolvimento motor, e contribuem com a atenção.
Infelizmente quando adultos, esquecemo-nos do prazer de criar ou simplesmente de apreciar a arte. O papel do professor é fazer com que a criança não perca este tesouro dentre si, e assim a impeça que se torne uma máquina da sociedade.
Comments